Já é tradição em Glória do Goitá a Cavalgada Ecológica do Mulungu, em sua 4ª versão, ocorrida em agosto/2010. A cavalgada reflete a preocupação com as questões ambientais do nosso planeta e especialmente a preservação da árvore do mulungu, de singular importância para o município, que além de dar origem aos bonecos do mamulengo, que faz parte da cultura local, contribui com a economia.
Após um reforçado café da manhã, cavaleiros e amazonas apostos a concentração em frente ao terminal rodoviário. O roteiro seguiu pelas principais vias rurais de Glória do Goitá.
O show ficou por conta de uma atração de forró Pé de Serra e Galego Aboiador que agitou a vaqueirama.
Segundo os organizadores, esta é uma ação realizada pela Associação dos Amigos Protetores da Árvore do Mulungu. O objetivo deste evento é estimular a população a preservar a árvore do MULUNGU, “de tão grande importância para o município”, pontua Dogival um dos organizadores da cavalgada.
Espécies conhecidas como mulungu ocorrem em praticamente todo o Brasil, sendo comum na região Nordeste. A Erytrina velutina é a espécie mais comumente encontrada em Pernambuco, tem inúmeros usos medicinais e sua madeira era muito empregada na confecção de gamelas, cochos, tamancos e até embarcações. (http://www.nordesterural.com.br/nordesterural)
(Colaborador: Alexandre Borges)
Carol quero parabenizá-la pela atitude de prezar por nossa tão rica cultura, parabéns, de fato você não deixou escapar nada rsrsrs...
ResponderExcluirMônica