domingo, 15 de agosto de 2010

Coco-de-roda do Mestre Ciriaco - Master Ciriaco´s Dance

Ciriaco do Coco (81 anos) ensina o "ofício" há décadas na zona rural de Glória do Goitá, no Sítio Urubu, de onde ele costuma percorrer a pé os 12 km que separam sua casa até o centro de Glória do Goitá.



Ciriaco é considerado o último representante do coco-de-roda na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Herdou a brincadeira ainda criança, quando aos 13 anos começou a seguir as rodas do pai e aos 14 conduziu sua primeira roda de coco. Em suas músicas ele confessa a frustração de não ter sido permitido entrar numa escola, aprender a ler, a estudar. Hoje, Ciriaco é mestre e se preocupa em ensinar aos outros.


Com o dinheiro de um prêmio recebido, ele construiu a Casa do Coco para sua arte se perpetuar por meio dos filhos, netos e bisnetos.

6 comentários:

  1. Já dancei muito coco de roda cantado por Mestre Ciriaco, ô tempo bom, preciso revive-lo. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Gilberto que residem na cidade de barueri SP conhece Ciriaco desde criança.

    ResponderExcluir
  3. Margarida, (Poá- São Paulo) " _ Conheço Ciriaco desde infância. Éramos vizinhos de sítio. Sempre se preocupou com o bem dos outros. Tem muito a ensinar..."

    ResponderExcluir
  4. Margarida Carneiro, (Poá- São Paulo) "_Se com a perseverança alcançamos a vitória, aí está o exemplo de um homem perseverante,que mesmo em meio a dor, a fome, a pobreza, nunca lhe faltou um sorriso cativante e um coração generoso."

    ResponderExcluir
  5. Gabrielle e Gilberto6 de agosto de 2011 18:48

    A familia Careneiro conhece ciriaco desde criança

    ResponderExcluir
  6. minha vó que mora em Lagoa de Itaenga cidade vizinha de Gloria do Goita é amiga de Ciriaco a mais de 40 anos

    ResponderExcluir