sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sítio Histórico do Cavalo Marinho - Historic Site of the Cavalo marinho


Zé de Bibi, do sítio Malícia, é o responsável pelo Sítio Histórico do Cavalo Marinho. Na charmosa vila onde mora, abriga o Museu do Cavalo Marinho, uma biblioteca, uma casa de farinha e uma igreja em construção.


Em 2009 Zé de Bibi ganhou o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.


O Cavalo Marinho é um folguedo popular de origem portuguesa, uma das variantes do Bumba-Meu-Boi. O Capitão Marinho é o personagem central, que, quando montado em seu cavalo assume a figura do Cavalo Marinho.


Há uma variedade de movimentos, cantos, coreografias e improvisos. A música e o canto são executados pelo banco (tipo de orquestra) composto de rabeca, pandeiro, zabumba e ganzá.


Quem comanda o enredo e a cena é o Capitão Marinho, e esta gira em torno do “baile” que o Capitão vai oferecer aos Santos Reis do Oriente, por ocasião do nascimento de Jesus.

Um comentário:

  1. A riqueza das informações sobre cada manifestação cultural é de fato muito relevante, até pra nós glorienses que não conhecemos profundamente a representatividade de cada uma, gostei muito.

    ResponderExcluir